sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Aula 1 - Introdução à Biologia - Lista de Exercícios

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Lista de prática - Introdução à Biologia

1. A maioria dos vírus gigantes de DNA começaram a ser identificados a partir da década de 90. A presença de características peculiares e distintas daquelas vistas na maioria dos vírus até então conhecidos, despertaram grande interesse por parte da comunidade científica em relação a este grupo. Em 2003, um novo vírus gigante foi descoberto e impactou novamente os virologistas em todo o mundo, tamanha era sua complexidade estrutural e genética. Este foi nomeado mimivírus, devido a sua capacidade de mimetizar um microrganismo amebiano frente à coloração de Gram, que foi uma técnica utilizada como estratégia de identificação inicial da suposta bactéria, devido às dimensões tão extensas. Um ponto interessante é a associação de mimivírus com outro vírus menor, denominado Sputnik virus, que atua como um virófago, por ser capaz de parasitar os vírus da família Mimiviridade de uma forma especialmente invasiva. Além disso, estudos recentes comprovam que mimivírus é um potencial patógeno humano causador de pneumonia. É importante que os estudos acerca dos mimivírus continuem e intensifiquem-se, uma vez que podem gerar importantes questionamentos e até mesmo novas concepções quanto à natureza, diversidade e evolução dos vírus e até mesmo de outras formas de vida.

Os vírus provocam um grande debate na comunidade científica e ainda não há um consenso para definir se são ou não seres vivos. Com base no texto e nos seus conhecimentos, um argumento que validaria a hipótese de que os vírus são seres vivos:

a) O fato de alguns vírus podem ser infectados por outros vírus é uma das evidências que contraria a ideia de que eles são seres inanimados.
b) Os vírus compartilham o mesmo código genético com os organismos que chamamos de seres vivos, e exclusivamente por isso podem ser definidos como seres vivos.
c) Os vírus possuem DNA em sua estrutura, exclusivamente. Portanto, são organismos complexos.
d) Os vírus são organismos que podem ser infectados por outros vírus e bactérias, portanto formam uma região cinzenta de transição entre seres vivos e seres inanimados.
e) O fato de alguns vírus podem ser infectados por bactérias é uma das evidências que contraria a ideia de que eles são seres inanimados.

2. (FUVEST 2010)

Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:
I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.

Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:

a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I
d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II
e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

3. (FUVEST 2009)
Analise as afirmações abaixo referentes aos seres vivos.
I. Relacionam-se e modificam o meio.
II. Reproduzem-se sexualmente. III. Respondem aos estímulos do meio. IV. Usam gás carbônico na produção de matéria orgânica.
a) O fenômeno vida pode ser explicado plenamente pela física por serem os sistemas vivos uma parte constituinte do Universo. 
b) A soma das partes que constituem os seres vivos resulta na expressão do todo orgânico.
c) A física quântica demonstrou que as explicações biológicas são supérfluas na caracterização dos sistemas vivos atuais.
d) Explicações físico-químicas são capazes de explicitar os diversos níveis de organização nos seres vivos, exceto os mais básicos, como o nível molecular/celular.
e) Existem características nos seres vivos que emergem a cada nível de organização e devem ser melhor descritas por abordagens biológicas.
01) Nos seres vivos, além das substâncias orgânicas, existem as inorgânicas, representadas principalmente por água e sais minerais.
02) A célula, unidade morfológica e funcional dos seres vivos, possui quatro componentes básicos: membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e material genético (DNA), podendo ser classificada como procariótica ou eucariótica.
04) Outra característica dos seres vivos é o metabolismo, conjunto de reações químicas que ocorrem nos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia.
08) O processo de crescimento dos seres vivos pode ocorrer por aumento em peso de sua única célula, nos organismos unicelulares, e por aumento de volume e peso das células, nos multicelulares.
16) Todos os seres vivos têm capacidade de percepção de estímulos do meio, mas não têm capacidade de reagir a eles.
(1) Catabolismo
(2) Neurônio
(3) Fecundação Cruzada
(4) Material Genético
(5) Célula Procarionte
(6) Hereditariedade
(7) Anabolismo
(8) Evolução Biológica
(9) Reprodução Assexuada
(10) Célula Eucarionte
(11) Seleção Natural
(12) Variabilidade Genética
Utilize os números que identificam cada um dos termos ou expressões dispostos no quadro, associando-os, corretamente, às definições a seguir.
(  ) Compartimento membranoso microscópico no qual ocorrem processos químicos fundamentais à vida e, em seu interior, não há outros compartimentos ou estruturas membranosas.
(  ) Processo biológico de síntese de substâncias, como a formação de proteínas a partir da união de aminoácidos.
(   ) Fenômeno através do qual um organismo produz outro que, em geral, lhe é idêntico.
(  ) Modificações sofridas pelos seres vivos ao longo de sua existência na Terra, que levam ao surgimento de novas espécies a partir de espécies ancestrais.
(  ) Substâncias químicas que carregam consigo as regras que definem a organização dos seres vivos.
A sequência correta é:
a) 10, 1, 3, 11, 6.
b) 5, 7, 9, 8, 4.
c) 2, 4, 9, 10, 7.
d) 5, 7, 6, 11, 4.
e) 10, 1, 3, 8, 4.

Podemos afirmar que uma borboleta, um cajueiro, um cogumelo e um humano são seres vivos, enquanto uma rocha, o vento e a água não são. Fazemos isso porque os seres vivos compartilham características que os distinguem de seres não vivos. Essas características incluem determinados tipos de organização e a presença de uma variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável, mesmo quando o ambiente externo varia, permitindo-lhes obter energia, deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida. Para realizar tais funções, os seres vivos são compostos por unidades básicas que constituem a totalidade do seu corpo, ou essas unidades estão agregadas, formando estruturas complexas que realizam determinadas funções, como impulsionar o sangue. Essas formas vivas podem produzir outras idênticas ou muito similares a si próprias, um processo realizado por uma série de estruturas que agem em conjunto. No início de suas vidas, essas formas vivas podem ser idênticas aos organismos que as formaram ou sofrerem mudanças que as tornam similares a esses organismos num estágio posterior, além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante este processo.
No texto, estão citadas as conceituações das seguintes características dos seres vivos:
a) Metabolismo, movimento, reatividade, crescimento, reprodução.
b) Evolução, reatividade, ambiente, reprodução, crescimento.
c) Evolução, composição química, movimento, reprodução, crescimento.
d) Respiração, reprodução, composição química, movimento, crescimento.
e) Metabolismo, ambiente, movimento, reatividade, crescimento.

São características comuns a todos os seres vivos:
A) I e II, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

4. (ENEM 2012)
Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que:
a) seres vivos podem ser criados em laboratório.
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
d) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados
e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.


5. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe o nome de:
a) órgão.
b) organela.
c) tecido.
d) organismo.
e) molécula.

6. Ao falarmos de anatomia e fisiologia humana, citamos alguns sistemas presentes no corpo, tais como o esquelético e o digestório. Um sistema pode ser definido como um conjunto de
a) células.
b) tecidos.
c) órgãos.
d) organelas.

7. (UECE 2015) No mundo dos multicelulares, há níveis de organização superiores à célula. A partir dessa informação, assinale a afirmação verdadeira.
a) Ecossistema é o conjunto das populações de uma região.
b) População é formada pelos indivíduos de distintas espécies que vivem em uma mesma região e em uma determinada época.
c) Tecido é um conjunto de células semelhantes que se reúnem para desempenhar determinadas funções.
d) Células são unidades morfofisiológicas dos seres vivos que compõem os tecidos.

8. A falta de domínio dos conceitos científicos pode ser um entrave, quando há necessidade de informação precisa à sociedade. Assim, frases e expressões usadas frequentemente no cotidiano não são cientificamente corretas. Das frases e expressões, a seguir, só está cientificamente CORRETA aquela apresentada na alternativa:
A) “A engenharia genética muda o código genético dos seres vivos”
B) “Gripes e resfriados são causados pela exposição à friagem”
C) “Todos os tipos de câncer são genéticos”
D) “Banhos de Sol contêm vitaminas para o bebê”

9. (UESC) O reducionismo [em Biologia] em geral é apresentado como certo tipo de fisicalismo que sustenta que todas as coisas vivas, por serem primeiramente coisas físicas, podem ter sua explicação biológica substituída pela explicação física, e que, dessa forma, a biologia poderia ser reduzida a essa área. Essa posição não é considerada a mais adequada, uma vez que se reconhece haver relações e processos em biologia que não seriam explicitados ao se fornecer sua descrição física. Há, portanto, um tipo de fisicalismo não-reducionista para o qual é preciso que as explicações biológicas sejam coerentes com as explicações físicas; porém, não seria necessário, ao se formular uma explicação biológica, recorrer-se à física.
CHEDIAK, Karla. Filosofia da Biologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Ao se considerarem as propriedades inerentes à vida e as possibilidades científicas de descrição adequada dessas características biológicas, é correto afirmar:

10. (UEM-PR) Considerando as características gerais dos seres vivos, assinale o que for correto.

11. (UFAL) A Biologia é a ciência que estuda a vida em seus diversos níveis de organização. Sobre este assunto, é correto afirmar que são características básicas de todos os seres vivos:
a) presença de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
b) organização multicelular.
c) metabolismo aeróbio.
d) reprodução sexuada.
e) presença de carioteca.

12. (UFPB) A lista abaixo, inclui termos ou expressões, identificados por números, relativos às características gerais dos seres vivos.

13. (UFPB) Esta questão deve ser respondida com base no texto abaixo.

14. (UFPB) Com relação às características gerais dos seres vivos, é incorreto afirmar:
a) Células procarióticas e eucarióticas apresentam membrana plasmática.
b) Apenas as células eucarióticas apresentam ribossomos.
c) A reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade genética da espécie.
d) O processo de degradação de substâncias complexas em substâncias simples é conhecido como catabolismo.
e) As adaptações sofridas pelos organismos, ao longo de suas vidas, podem levar a um processo de evolução.

15. (Fatec-SP) Todos os seres vivos mantêm um ambiente interno estável, mesmo quando as condições ambientais externas apresentarem variações. Essa estabilidade, denominada I, é garantida por um conjunto de reações químicas ordenadas, que constituem o II. Assim, cada ser vivo mantém a sua própria vida e, através do processo de III, garante a sobrevivência de sua espécie. Assinale a alternativa que contém os termos que preencham, corretamente, as lacunasI, II e III.
a) I = metabolismo; II = homeostase; III = reprodução.
b) I = metabolismo; II = reação a estímulos do ambiente; III = reprodução.
c) I = reação a estímulos do ambiente; II = reprodução; III = adaptação.
d) I = homeostase; II = metabolismo; III = reprodução.

e) I = homeostase; II = reprodução; III = adaptação.

GABARITO:
1. A 6.C                                11. A
2. C 7.D                                12. B
3. D 8.C                                13. B
4. C 9.E                                14. B
5. C 10. 01 + 02 + 04 = 07.  15. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário